XCOM: Enemy Unknown

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
9 de Outubro de 2012
Visão geral: 

XCOM: Enemy Unknown é um jogo de vídeo game tático baseado em turnos desenvolvido pela Firaxis Games e publicado pela 2K Games. O jogo foi lançado em 9 de outubro de 2012 na América do Norte e três dias depois na Europa e na Austrália para o Windows, PlayStation 3 e Xbox 360. Um pacote de expansão intitulado XCOM: Enemy Within foi lançado em novembro de 2013.

Passando-se em um futuro próximo, durante uma invasão alienígena da Terra, o jogo coloca o jogador no controle de uma organização paramilitar multinacional de elite chamada XCOM e encarregada de defender a Terra. O jogador comanda tropas no campo em uma série de missões táticas baseadas em turnos. O jogador também irá dirigir pesquisas e desenvolver novas tecnologias a partir das tecnologias alienígena recuperadas e de prisioneiros capturados, irá expandir sua base de operações, gerir as finanças da XCOM, monitorar e responde a atividades alienígenas.

Passando pelas missões apresentadas, o jogador irá destravar funcionalidades e ganhará recompensas para serem utilizadas nos esforços contra os alienígenas. Também a cada missão, os soldados da sua equipe irão se desenvolver, adquirindo novas habilidades de combate e reunindo uma combinação de características, o que faz de cada soldado um combatente de diferente função. Perder um soldado experiente no campo de batalha é uma perda considerável e irá afetar seu desempenho em algum nível.

Você também precisará garantir supremacia aérea para vencer os extras terrestres. As naves alienígenas irão atacar sua rede de satélites e isso irá causar muitos problemas. O jogador deve sempre garantir que suas aeronaves estejam sempre em condições de voo para combater os invasores pelo ar.

Construir novas instalações para ampliar sua base será fundamental. O desenvolvimento de novas tecnologias irá permitir que o jogador possa enfrentar os inimigos a longo prazo. Você também precisará construir Uplinks para os satélites e geradores para fornecer energia, entre outras construções que serão necessárias.

O jogo tem gráficos incríveis e a experiência sonora também é fantástica. XCOM: Enemy Unknown é rico em detalhes visuais e auditivos. Repare nos produtos nas prateleiras do mercado em quanto a batalha contra os alienígenas se desenrola e ouça a música que toca no rádio de um carro abandonado no posto de gasolina.

A mecânica de jogo é simples, típica dos jogos de estratégia em turnos, e a interface é limpa e intuitiva. Ainda assim, o jogo tem um passo truncado, não há fluidez no jogo e um longo período de jogo pode resultar em uma experiência extremamente frustrante. Isso se deve a rigidez e ao nível de dificuldade do jogo. Em XCOM: Enemy Unknown não há um nível de jogo fácil. Mesmo no nível de dificuldade mais básico, por vezes, pode parecer impossível ter sucesso total nas missões. A margem de tolerância do jogo a erros por parte do jogador é muito pequena.

Uma expansão foi lançada em 2013 intitulada XCOM: Enemy Within e traz muitas novidades e altera significativamente a mecânica de jogo. Estão disponíveis também algumas modificações para o jogo, como por exemplo; XCOM: Long War, que torna o jogo ainda mais difícil e praticamente impossível para os jogadores menos experientes.

XCOM: Enemy Unknown é um jogo para os hardcore gamers. É um jogo que exige atenção e concentração total do jogador, um jogo que obriga o jogador a tomar decisões dolorosas e que não perdoa erros. Na maioria do tempo de jogo, XCOM: Enemy Unknown não irá proporcionar diversão. A experiência de jogo é tensa.

Por lançar um desafio difícil de ser batido, pelo seu nível de detalhes e por criar uma atmosfera de invasão alienígena, XCOM: Enemy Unknown é um dos melhores jogos para PC.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
4
Música bem ambientada e efeitos sonoros detalhados.
Gráficos: 
5
Excelente gráfico. Visual cativante e rico em detalhes.
Expansão, customização e mods: 
3
Pacote de expansão e DLCs oficiais, assim como modificações feitas por usuários.
Interface e controles: 
4
Controles simples e interface intuitiva.
Classificação do autor: 
5
XCOM: Enemy Unknown não é um jogo para qualquer um. Extremamente difícil, é um desafio mesmo para os jogadores mais habilidosos. Com certeza um dos melhores jogos para PC.