Hearts of Iron II

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
4 de Janeiro de 2005
Visão geral: 

Hearts of Iron II é um jogo de estratégia para o PC baseado em seu predecessor, Hearts of Iron. Desenvolvido pela Paradox Development Studio e publicado pela Paradox Interactive, o jogo acontece entre 01 de janeiro de 1936 e 30 de dezembro de 1947 (1964 com a expansão instalada), e permite ao jogador assumir o controle de qualquer uma das mais de 175 nações anos antes, durante e depois a Segunda Guerra Mundial.

Em Hearts of Iron II o jogador pode controlar a divisão política de sua nação, construir esquadrões de aviões e navios de guerra , e combiná-las em um corpo de exército, o jogador também controla a nomeação de seus comandantes, bem como de ministros de governo e comandantes militares. O jogador também tem uma capacidade mais ampla para controlar os chefes de Estado e de Governo, no entanto, esta opção só está disponível para as democracias e só através de eleições.

Com melhora significativa na mecânica do jogo e principalmente na AI, Hearts of Iron II é muito melhor que seu antecessor nesse ponto. Em questões de áudio e gráficos, o game não muda muito. O mesmo estilo de gráficos e as mesmas cores. A música foi trocada por músicas mais marciais, ficando mais dentro do contexto que a versão anterior do jogo.

Com algumas expansões, o jogo ganha um pouco mais de sobrevida. As expansões incluem incontáveis novidades ao jogo, sendo essa a grande vantagem sobre Hearts of Iron.

Hearts of Iron II é bem melhor que seu antecessor e mostra o que seria a série Hearts of Iron em um futuro próximo.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
2
Músicas e efeitos sonoros não são o forte desse jogo.
Gráficos: 
3
O gráfico cumpre seu papel. Apenas isso.
Expansão, customização e mods: 
3
Modificações oficiais em vários pacotes de expansão.
Interface e controles: 
2
Interface complexa e muitas opções exibidas para o jogador de uma forma pouco intuitiva.
Classificação do autor: 
3
A série Hearts of Iron ficou bem melhor com o segundo jogo da série e ficará ainda melhor com o próximo game.
Jogos da série: