Hearts of Iron

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Data de lançamento: 
24 de Novembro de 2002
Visão geral: 

Hearts of Iron é um jogo de estratégia desenvolvido pela Paradox Development Studio e publicado pela Strategy First. No jogo, que se passa entre os anos de 1936 e 1948, os jogadores podem controlar qualquer uma nação envolvida na Segunda Guerra Mundial enquanto essa se desenrola.

A jogabilidade gira em torno da sobrevivência. O jogador poderá causar ou testemunhar eventos de forma diferente de como as coisas historicamente aconteceram. Hearts of Iron é considerado um jogo de história alternativa onde o jogador pode mudar os rumos dos acontecimentos.

Existem três principais alianças no jogo, os aliados, o eixo e os Comunistas, das quais o jogador pode participar ou ficar de fora. O jogo termina quando há apenas uma aliança restante até a meia-noite de 30 de dezembro de 1947, ou a vitória é determinada através de um sistema de pontos.

A interface do jogo é complexa e pode se tornar um desafio a parte para o jogador. Com uma enchurrada de informação em mensagens popups, o jogo pode deixar você cuidando de todo esse feedback enquanto deixa de lado coisas bem mais importantes.

O gráfico, ao estilo Europa Universalis, cumpre seu papel, já o áudio deixa muito a desejar. A música do jogo é composta de pedaços de música clássica europeia que rodam em loop, a menos que seja desligada. Os efeitos sonoros quase não se notam, e quando são notados sofrem críticas negativas.

Há muitos relatos de bugs, crashes e até de itens in-game faltando. Também há muitas críticas à AI do jogo, de fato bem limitada.

Mesmo para um jogo do início dos anos dois mil, Hearts of Iron é um game fraco. Esse jogo foi o início de uma série de sucesso. Apenas isso.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
1
Músicas fora de contexto e que roda ininterruptamente em todas as telas. Efeitos sonoros que podem passar totalmente desapercebidos.
Gráficos: 
3
O gráfico cumpre seu papel. Apenas isso.
Expansão, customização e mods: 
0
Sem opções de customização e sem modificações.
Interface e controles: 
2
Interface complexa e muitas opções exibidas para o jogador de uma forma pouco intuitiva.
Classificação do autor: 
2
Hearts of Iron é um jogo chato e limitado. Apenas memorável por iniciar uma série de grandes games.
Jogos da série: