Europa Universalis

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
14 de Março de 2000
Visão geral: 

Um jogo de tabuleiro clássico! Europa Universalis é um jogo de estratégia em tempo real que leva o jogador ao controle das maiores nações da Europa durante a era imperial. Sucesso de crítica e público, o jogo foi responsável por colocar a Paradox em destaque no cenário da indústria dos games. Com impressionante precisão histórica, Europa Universalis é uma verdadeira aula de história.

O jogo veio, de fato, de um antigo jogo de tabuleiro de mesmo nome lançado em 1993 e mantém a mecânica clássica desse tipo de jogo. Profundamente baseado em estratégia militar, diplomacia e comércio, o jogo pode bem complexo e denso. Contendo bastante material extra, o paratexto é mais um primor para quem gosta desse tipo de brinde.

Apesar de basicamente apresentar um formato sandbox, o jogo irá apresentar algumas tarefas ao jogador, que quando bem executadas irão retornar pontos de vitória. Esses pontos de vitória irão determinar o vencedor dependendo do "modo de vitória" escolhido pelo jogador, mas como sandbox, o jogo pode ser jogado livremente e as tarefas ignoradas.

Escolhendo um dos cenários disponíveis para o início do jogo, o jogador terá uma sequência de eventos históricos, guerras e milhares de opções para interagir. Para jogar Europa Universalis você irá precisar de tempo disponível, esse não é um jogo casual e requer a dedicação do jogador.

Com um gráfico carismático, e uma interface intuitiva o jogo é um convite ao engajamento e os sons e a música também cumprem bem seus papéis. Seu formato em tempo corrido resulta em um jogo fluido e pode ser necessário pausar o game por vezes para analisar sua situação e traçar estratégias.

Modificações e customização não são o forte do jogo e por ter sido descontinuado e substituído por várias sequências, não sofre mais atualizações.

Se você gosta de jogos que exigem concentração, empenho e dedicação e tem muitas horas livre para jogar, você vai adorar Europa universalis. Esse jogo épico não foi um grande sucesso atoa. É mesmo um dos melhores jogos de computador da história.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
3
Sons e música agradáveis.
Gráficos: 
3
Gráfico carismático.
Expansão, customização e mods: 
1
Não é pertinente ao jogo.
Interface e controles: 
4
Interface simples e controles intuitivos.
Classificação do autor: 
4
Se você gosta de desafios e de história mundial, esse é um jogo indicado para você. Definitivamente um dos melhores jogos para PC!
Jogos da série: