Empire: Total War

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
3 de Março de 2009
Visão geral: 

Empire: Total War é um jogo de estratégia para computador baseado em turnos com batalhas em tempo real. Desenvolvido pela The Creative Assembly e publicado pela Sega, o quinto capítulo da série Total War foi lançado na América do Norte em 3 de Março de 2009, e no resto do mundo no dia seguinte. O jogo, que se concentra no início do período moderno - a partir do final da primeira metade do século 18 - foi anunciado na Leipzig Games Convention em agosto de 2007. No jogo, você irá alternar entre os papéis de líder de uma nação e comandante do exército. Como líder de sua nação você irá assinar tratados diplomáticos, construir cidades, desenvolver tecnologias, entre outras tarefas de estadista; Como comandante militar no campo de batalha você terá o papel de guiar suas tropas, traçando estratégias, motivando os homens e investindo sobre o inimigo.

Empire: Total War traz um mapa que abrange toda a Europa ocidental, norte da África, costa leste norte americana, ilhas do Caribe e Índia, onde os combates terrestres acontecem. Nos combates em terra o jogador irá utilizar suas unidades militares para vencer o inimigo. Comandando suas tropas nas batalhas em tempo real, você estará no campo junto a sua guarda pessoal e com a visão de uma câmera que fica livre sobre a área de jogo, você poderá dar as ordens aos soldados e entrar em combate junto com a tropa.

Além dos combates em terra, o jogador poderá se lançar aos oceanos e travar batalhas emocionantes em alto mar. Com um rico sistema de batalha naval, Empire: Total War vai exigir habilidade do jogador que quiser obter sucesso em guerras no mar. Você irá tomar o controle dos navios de sua esquadra, precisará controlar a velocidade e a direção, sempre levando em conta as condições do vento. Escolha fustigar o inimigo com fogo de seus canhões até que a esquadra adversária vá a pique, ou aborde a tripulação inimiga para um combate mortal de espadas no deck de um galeão. Assegurar o controle dos mares será fundamental para o jogador de Empire: Total War.

Iniciando um jogo no modo 'Caminho para a independência' ou Road to independence, o jogador é guiado por uma série de missões que servem como um tutorial básico do jogo. O jogador pode também escolher o modo 'Grande campanha', ou Grand Campaign, onde não há objetivo pré definido e a única condição de vitória e dominar os territórios do mapa. Além desses dois modos de campanha, o jogo apresenta ainda um sistema de batalhas onde o jogador pode se engajar em uma única batalha lutando até o último homem contra um ou mais adversários,

A interface do jogo é de uma forma geral é super intuitiva. Durante a campanha o jogador tem a sua disposição o mapa de jogo e as ferramentas de interação com o jogo. Nessa tela o jogador tem os 'links' onde pode-se ver as suas relações diplomáticas, suas unidades navais e terrestres e também onde pode aumentar ou diminuir impostos e mais. Durante as batalhas o jogador tem, na parte inferior da tela, todos os comandos para gerenciar suas unidades e também o mapa de jogo e o medidor de força, que define quem vence a batalha.

O gráfico do jogo cumpre bem o seu papel e pode ser até um pouco pesado para computadores mais antigos. Se você não tem uma máquina potente irá ter problemas se configurar o jogo para exibir a melhor qualidade de gráficos, principalmente durante batalhas com muitos soldados em campo. De fato o jogo recebeu algumas críticas relacionadas a problemas de desempenho.

A música de Richard Beddow adiciona um clima de tensão ao jogo logo na tela inicial e os efeitos sonoros empurram o jogador para o campo de batalha com os sons dos canhões, da cavalaria e das lutas corpo a corpo.

Com muito material adicional para download, o jogo pode ser modificado de muitas formas. Novas unidades militares podem ser introduzidas no jogo e nações podem ser desbloqueadas para o jogador. São oferecidas tanto DLCs oficiais, quanto modificações feitas por jogadores.

Empire: Total War é um game épico. Um jogo que pode render centenas de horas de desafios diplomáticos e bélicos. Dezenas de opções entre acordos comerciais, estabelecimentos de rotas marítimas, acordos diplomáticos e é claro, a guerra. Um jogo para quem gosta de desafios de estratégia e combate militar.

Então escolha sua nação, trace sua estratégia e enfrente seus inimigos nesse jogo emocionante!

Requisitos mínimos do sistema: 
Processador com 2.4 GHz ou superior. 2 GB de RAM (recomendado 4GB)
Classificação
Música e efeitos sonoros: 
4
Música boa, dentro do contexto do jogo. Efeitos sonoros empolgantes!
Gráficos: 
3
Bons gráficos.
Expansão, customização e mods: 
4
Muitas modificações feitas por usuários além de DLCs oficiais.
Interface e controles: 
4
Interface limpa e controles simples.
Classificação do autor: 
5
Um jogo épico! Perfeito para quem gosta de história e é fã de jogos de estratégia militar. Sem dúvida um dos melhores jogos para PC!
Jogos da série: 

Outros títulos à venda