Crusader Kings II

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
14 de Fevereiro de 2012
Visão geral: 

Crusader Kings 2 é um jogo de estratégia que leva o jogador ao cenário da Europa medieval. O jogo é a sequência de Crusader Kings lançado em Agosto de 2004 e traz diversos aprimoramentos em comparação ao primeiro jogo. Assim como no primeiro jogo da série, Crusader Kings 2 está focado no gerenciamento e na estratégia militar. Com gráficos muito mais cativantes que os da primeira edição, o jogo apresenta melhoras em todos os quesitos. Imagens e sons, além da AI superior e da quantidades de recursos disponíveis no game, garantem um jogo muito superior ao seu predecessor.

Em Crusader Kings 2, o jogador irá reunir seu concelho de nobres, fazer alianças, arranjar casamentos, tramar assassinatos e muito mais. Tudo com o objetivo de reunir poder, conquistar território e se tornar um grande imperador. Você poderá escolher um dos personagens históricos disponíveis, ou criar seu próprio personagem. Com o editor do jogo, você pode definir a aparência do seu avatar, construir seu brasão, definir sua personalidade e habilidades entre outros detalhes.

A princípio, o principal desafio será garantir um sucessor para seu trono. Você deve começar por achar uma boa esposa e pode mudar o foco de seu personagem para a família, aumentando assim as chances de ter um filho herdeiro. Seu sucessor herdará o trono e será seu próximo personagem no jogo. Você deve garantir uma boa educação de seus herdeiros para ter sucesso no jogo a longo prazo. Outro desafio inicial é resistir aos ataques dos inimigos enquanto não há ainda uma estabilidade em seu reino. Procure criar boas relações com seus vassalos, assim eles proverão mais tropas quando necessário. Também use a diplomacia com seus vizinhos para tentar ao menos retardar uma possível invasão, enquanto você cria condições para resistir de forma mais definitiva.

Você terá uma tarefa árdua em manter seu reino estável. Diferenças religiosas e culturais podem levar a revoltas incontroláveis. Pretendentes ao trono irão reclamar seus títulos de nobreza e irão a guerra para te derrubar. Você deve usar de todas as formas para se manter no poder, mas lembre-se, a forma como seu personagem age irá definir seu caráter e mudará a jogabilidade. Um personagem que com frequência manda assassinar os pretendentes ao seu trono será mundialmente conhecido por tal atitude. Frequentemente o comportamento dos personagens rende apelidos como; "O Cruel", "O Valente", etc.

A medida que vai vencendo os inimigos, o jogador vai tomando seus títulos de nobreza, que podem ser distribuídos entre os nobres de sua própria corte. Dessa forma o jogo vai tomando rumos que são na maioria das vezes imprevisíveis. Como saber se um desses nobres não irá se voltar contra você ou contra seu herdeiro no futuro? Com certeza não faltará desafios em Crusader Kings 2.

Com muito conteúdo extra para download, entre DLCs oficiais e modificações feitas pelos usuários, o jogo ganha incontáveis novos recursos que melhoram a jogabilidade, adicionam eventos históricos, aprimoram os gráficos e os sons, etc. Também foram lançadas sete expansões oficiais para o jogo.

As atualizações automáticas da plataforma Steam mantém o jogo atualizado e livre de bugs e é fácil adicionar novos conteúdos da comunidade usando a plataforma.

Crusader Kings 2 é um excelente game. Indicado para jogadores que gostam de desafios difíceis e para aqueles de boa estratégia. Se você gostou de Crusader Kings ou é fã do gênero, com certeza você vai adorar Crusader Kings 2.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
3
Uma trilha sonora empolgante.
Gráficos: 
3
Gráficos simples e cativante.
Expansão, customização e mods: 
5
Editor de personagem no jogo e toneladas de modificações disponíveis.
Interface e controles: 
3
Interface simples e controles intuitivos.
Classificação do autor: 
4
Definitivamente um dos melhores jogos para PC!
Jogos da série: 

Arte de Crusader Kings