Crusader Kings

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
27 de Agosto 2004
Visão geral: 

Quatro anos após o grande sucesso de Europa Universalis, a Paradox Interactive lança Crusader Kings, um game que leva o jogador à idade média para assumir o papel de um rei, uma rainha, um conde, ou um duque. Crusader Kings tem a mecânica clássica dos jogos do gênero, sendo o principal elemento em sua tela principal um mapa da Europa, onde o jogo irá se desenrolar.

De caráter sandbox, como geralmente são os games do gênero, o jogo não tem um objetivo definido, cabe ao jogador definir suas metas. Trazendo personagens históricos, o jogo oferece ao jogador a oportunidade de vivenciar as rivalidades entre os reinos da Europa, do século XI ao século XV. Para ter sucesso e alcançar seus objetivos você precisará unir boa estratégia militar e bom gerenciamento do seu reino, assim como escolher as pessoas certas para a corte e gerenciar sua própria família.

Para aqueles que jogam pela primeira vez, o jogo pode ser um pouco confuso. São muitas as opções e coisas a se fazer no jogo e não há um tutorial para guiar o jogador. Porém há algumas dicas sobre como jogar e a interface simples e intuitiva não apresenta barreiras ao aprendizado, assim, logo o jogo se torna fluido e o jogador pode se concentrar nos desafios de sua campanha.

O jogo não possui elementos 3D e os gráficos não são muito detalhistas. O conjunto de efeitos sonoros cumpre seu papel e a música em tom épico, ajuda a reforçar a ambiência do jogo.

Um dos pontos mais elogiados no jogo é a ferramenta que permite o jogador salvar o arquivo do jogo e continuar sua campanha em Europa Universalis III. Esse recurso permite jogar de 26 de Dezembro de 1066 até 30 de Janeiro de 1793.

As atualizações disponíveis mantém o jogo livre de bugs e adicionam milhares de novas atividades para os jogadores.

Para jogadores fãs de jogos de estratégia, de jogos medievais e para aqueles que gostam de jogos de tabuleiro, Crusader Kings e um grande jogo. Embora não apresente grandes feitos em termos de gráficos e sons, o jogo pode prender a atenção do jogador e.apresentar bons desafios.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
3
Música empolgante!
Gráficos: 
2
Podia ser melhor.
Expansão, customização e mods: 
2
Modificações disponíveis para download.
Interface e controles: 
4
Interface simples e controles intuitivos.
Classificação do autor: 
3
Um bom jogo.
Jogos da série: 

Arte de Crusader Kings 2