Age of Empires III

Gênero: 
Estratégia
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
18 de Outubro de 2005
Visão geral: 

Age of Empires III é um jogo de estratégia em tempo real e o terceiro título da série Age of Empires. O jogo retrata a colonização europeia das Américas entre aproximadamente 1492 e 1850. Um dos maiores sucessos de público e crítica, Age of Empires III foi indicado a vários prêmios e vendeu mais de dois milhões de cópias.

São oito facções principais disponíveis para o jogador, cada uma representando uma civilização europeia da época. Cada uma dessas facções tem suas próprias características militares, administrativas e econômicas, oferecendo diferentes experiências de jogo. Além das tropas típicas para a nação escolhida, o jogador poderá também recrutar mercenários e tribos nativas para lutarem ao seu lado e até domar animais selvagens para usa-los nas batalhas.

Em Age of Empires III você irá começar o jogo com sua 'Town Center' (ou com o material para construí-la se optar pelo modo de jogo 'Nomad') e terá que desenvolver sua civilização a partir dessa construção. O jogador terá que defender esse prédio enquanto constrói novas casas, expandindo seu território. Essa sequência de Age of Empires trouxe várias inovações em relação aos jogos anteriores da mesma série, talvez, o principal seja o conceito de 'Home City', que é a "Cidade Casa" do jogador em suas partidas. É nesta 'Home City' que o jogador irá aplicar as melhorias para sua facção. Para conseguir desenvolver sua cidade você irá precisar adquirir recursos naturais e conseguir comida, além de coletar pontos de experiência ao realizar determinadas ações. Pontos de experiência permitem ao jogador adquirir cartas que podem ser usadas para aplicar melhorias em sua 'Home City', desenvolvendo novas tecnologias, melhorando a infraestrutura e a aparência da cidade.

Age of Empires III contém dois pacotes de expansão; o primeiro, Age of Empires III: The WarChiefs, foi lançado em 17 de outubro de 2006, introduzindo três civilizações nativas americanas e expandindo o cronograma para 1876; o segundo, Age of Empires III: The Asian Dynasties, foi lançado em 23 de outubro de 2007 e incluiu três novas civilizações asiáticas.

Existem muitos modos de jogo disponíveis, tanto para partidas online, quanto para o jogo singleplayer. Os modos de jogo para as partidas singleplayer são a campanha, onde o jogador é guiado por uma série de missões divididas em atos, e o modo skirmish, onde duas ou mais nações se enfrentam dentro de regras predefinidas.

A música de Stephen Rippy e Kevin McMullan, em tom épico, poderia estar nas melhores produções cinematográficas de Hollywood e os efeitos sonoros são imensamente cativantes. Age of Empires III traz uma experiência sonora fantástica, sendo nesse ponto um game quase que inigualável.

Age of Empires III tem gráficos fantásticos para época e pode ser considerado um jogo com um gráfico agradável até para os dias de hoje.

O jogo tem uma interface simples e bastante intuitiva, os controles são simples e permitem uma experiência de jogo fluida.

Além dos dois pacotes de expansão oficiais, o jogo conta com alguns MODs desenvolvidos por usuários, incluindo a modificação 'War of the Triple Alliance', que permite o jogador jogar com o Brasil. O jogador pode também criar seu próprio conteúdo usando o editor do jogo.

Age of Empires III foi um jogo revolucionário que marcou época e ainda hoje tem jogadores fiéis. Um jogo que proporciona muitos desafios e prende a atenção do jogador. Com milhões de jogadores por todo o mundo Age of Empires III não fez todo esse sucesso a toa. Com certeza um dos melhores jogos para PC de todos os tempos.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
4
Músicas fantásticas e efeitos sonoros empolgantes.
Gráficos: 
4
Excelente gráfico para a época e ainda muito agradável atualmente.
Expansão, customização e mods: 
4
Dois pacotes de expansão oficiais e vários MODs não oficiais.
Interface e controles: 
4
Interface limpa e controles simples.
Classificação do autor: 
5
Um excelente jogo que marcou época e mantém milhões de jogadores desde seu lançamento.