SimCity (2013)

Gênero: 
Construção de cidades
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
6 de Março de 2013
Visão geral: 

SimCity é um dos mais icônicos games de PC de todos os tempos. Desde sua primeira versão, o jogo vem criando uma verdadeira legião de fãs.

Intitulado apenas como SimCity, o quinto jogo da série veio atender a grande expectativa dos fãs da franquia da Maxis. Essa expectativa vinha crescendo desde 2003 quando foi lançado simcity 4, até então o último jogo da série, já que a tecnologia disponível parecia estar bem a frente dessa última versão do jogo.

A versão de 2013 de SimCity trouxe de fato muitas novidades, como a capacidade de construir livremente as ruas, ao invés de estar limitado a linhas retas e curvas em ângulos retos. Outra novidade é o recurso de customizar cada construção para que sejam prédios únicos. Na verdade a mudança é um pouco maior que isso. Um novo conceito foi introduzido pela Maxis no jogo, onde o jogador terá o controle sobre várias cidades, cada qual com sua especialização. Cada especialização permite ao jogador construir prédios únicos, fazendo as cidades diferentes uma das outras. O jogador deve interligar essas cidades para que cada uma delas possa se desenvolver de forma sustentável. Decidir o que sua cidade irá produzir é parte fundamental do jogo.

Também será muito importante planejar como e onde colocar as ruas da sua cidade. Nessa versão de SimCity as ruas são responsáveis por mais que simplesmente levar os carros de um lado para outro. Aqui as ruas são responsáveis por ditar a densidade das áreas urbanas e a altura dos prédios. Usar avenidas largas irá propiciar o aparecimento de altos edifícios, enquanto o uso de ruas estreitas irá estimular o crescimento de pequenas casas e lojas. Além disso as ruas são responsáveis por levar água e energia as sims. Com as ruas construídas e as zonas delimitadas, você precisará garantir emprego, saúde, educação, transporte público e tudo mais que uma cidade precisa para que seus habitantes possam seguir com suas vidas.

O gerenciamento da cidade é parte importante do jogo, até mesmo porque o espaço para se construir é bem limitado (sendo esse um dos pontos mais criticados no jogo). Gerenciar o fluxo de pessoas entre as cidades de uma região, lidar com desastres e administrar o caixa da cidade são o foco do jogo. 

Além de mapas muito pequenos, outros pontos foram criticados desde o lançamento do jogo, a maioria deles, resolvidos com atualizações gratuitas, como a inclusão do modo offline.

Em 12 de Novembro de 2013 o jogo ganhou seu primeiro pacote de expansão; Cities of Tomorrow. Esse pacote leva sua cidade para o futuro e inclui novos mapas, prédios, tecnologias, especializações e meios de transporte, alterando significativamente o gameplay. As maiores novidades são os recursos "MegaTowers", "Academy" e a "OmegaCo". "MegaTowers" ou "Mega Torres" são enormes torres que o jogador constrói andar por andar. Essas torres podem conter residências, comércio e serviços públicos. "Academy" ou "Academia" é um centro de pesquisas futurístico, onde o jogador poderá desenvolver novas tecnologias limpas e transformar sua cidade em uma cidade sustentável. "OmegaCo" é uma empresa que irá crescer em complexos industriais. Essas indústrias vão produzir produtos para sua cidade, como o composto "Omega", que vai atuar para aumentar os lucros da cidade. "OmegaCo" vai encher os cofres da sua cidade, mas pode também desagradar os sims.

Os gráficos são bons e o jogo é bem rico em detalhes. O áudio também é bem detalhista e a trilha sonora é perfeitamente sincronizada com o desenvolvimento da cidade. A música vai desde ritmos latinos a sinfônicas grandiosas e apesar da composição digital, cumpre bem seu papel.

A interface do jogo é bem simples, os recursos são sempre dispostos em ícones visualmente bem identificados. Os controles também não serão problema algum para qualquer pessoa que já tenha usado o Google Earth.

Muitas modificações feitas por usuários estão disponíveis, além de um pacote de expansão.

Se você pretende construir uma megalópole com milhões de habitantes, definitivamente a versão de SimCity lançada em 2013 não é o seu jogo, mas se você gosta de focar em estratégia e gerenciamento, provavelmente você vai adorar esse game.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
3
Apesar de soar, por vezes, pobre em tímbre, a música cumpre seu papel. Os sons de efeitos são bem inseridos no jogo e também cumprem bem sua função.
Gráficos: 
3
Apenas bons gráficos.
Expansão, customização e mods: 
3
Um pacote de expansão disponível e modificações feitas por usuários.
Interface e controles: 
4
Interface simples e controles intuitivos.
Classificação do autor: 
3
A sequência do lendário jogo de construir cidades. SimCity talvez pudesse ter mapas um pouco maiores, mas no geral é um bom jogo. Vale pela continuidade da grande série SimCity.
Outros títulos à venda