Cities XL

Gênero: 
Construção de cidades
Modos de jogo: 
Single-player
Multi-player
Data de lançamento: 
8 de Outubro de 2009
Visão geral: 

Cities XL é um jogo de construção de cidades lançado em 2009 pela Monte Cristo Games. Seis anos após o último grande lançamento do gênero (Sim City: Hora do Rush - 2003), Cities XL foi projetado para ser a nova geração de jogos de construir cidades. Cities XL trouxe pela primeira vez a possibilidade de desenhar livremente as ruas e avenidas no mapa de jogo. Antes de Cities XL, o jogador só podia construir ruas retas, com cruzamentos em noventa graus. Muitas outras novidades foram apresentadas pela primeira vez ao público nesse jogo, como a possibilidade de se construir em mapas com variadas características geográficas e as ferramentas de gerenciamento e construção do transporte público. A própria plataforma 3D foi uma novidade, já que na era de Sim City o que havia era uma simulação de um ambiente 3D.

Aguardado com entusiasmo, o jogo acabou se mostrando uma decepção para muitos jogadores. Apenas alguns dias após o lançamento uma onda de críticas negativas veio a tona. O jogo havia sido lançado ainda incompleto e a empresa não comunicara isso aos compradores. Embora tenha disponibilizado os recursos faltantes (como o sistema de transporte) posteriormente em uma atualização gratuita, essas e muitas outras críticas abalaram o sucesso do game. O jogo apresentava problemas de performance além de muitos glitches e bugs.

O jogo tem um modo multi-jogador que disponibiliza algumas formas de interação entre as cidades de jogadores diferentes em um mesmo servidor jogando online. A ideia é que esses jogadores possam trocar recursos formando uma comunidade virtual. É possível enviar trabalhadores para outras cidades se você tem problema com desemprego, ou importar petróleo se você estiver sem combustível. De certa forma essa interação é necessária e o jogador pode usar uma cidade administrada pelo computador e sempre disponível na janela de comércio para conseguir recursos que por ventura venha precisar.

Todos os recursos de sua cidade são medidos no jogo em forma de tokes. Tokens podem ser adquiridos através de comércio com outras cidades ou produzidos na sua própria cidade. Sua cidade precisará de tokens para se desenvolver, então consulte a janela de comércio de tokens para saber se há tokens disponíveis para troca. Você precisará de tokens também para construir monumentos.

A medida que sua cidade cresce, você precisará garantir que as pessoas cheguem em seus trabalhos e retornem para suas casas. Garanta que sua cidade tenha um sistema de transporte público eficaz e construa rodovias para aliviar o trânsito. O trânsito não será o único problema para se lidar enquanto sua cidade se desenvolve. Saúde, educação e segurança também serão um desafio.

O gráfico do jogo é bom, mas não espetacular. A música cumpre seu papel, mas os efeitos sonoros ficam devendo. A interface do jogo é limpa e bem intuitiva. Os controles em geral são simples, mas podem ser um pouco frustrantes com os controles com a câmera.

Com centenas de arquivos disponíveis para download, o jogo pode ser enriquecido e modificado, melhorando alguns aspectos falhos e ficando mais cativante. Você poderá customizar os ônibus e trens da sua cidade, baixar parques, praias, monumentos, etc.

Outros títulos foram lançados na sequência de Cities XL, como Cities XL 2012 e Cities XL Platinum, mas essas versões apresentam pouquíssimas modificações com relação a primeira versão lançada.

Por iniciar uma nova era dos jogos de construir cidades e dar ao jogador muitas opções de gerenciamento e construção de sua cidade, Cities XL é uma boa escolha para os fãs do gênero.

Classificação
Música e efeitos sonoros: 
2
A música é ok. Efeitos sonoros ficam devendo.
Gráficos: 
3
O gráfico é bom, mas também não é nada demais.
Expansão, customização e mods: 
5
Centenas de arquivos para download incluindo prédios, mapas, carros, trens, plantas e muito mais.
Interface e controles: 
3
Interface limpa e controles simples.
Classificação do autor: 
3
Cities XL é um game inovador. A grande quantidade de modificações e material para download garante solução para a maioria dos problemas do jogo. Cities XL é um bom game.
Jogos da série: 

Arte de Cities XXL