Cities: Skylines

Gênero: 
Construção de cidades
Modos de jogo: 
Single-player
Data de lançamento: 
10 de Março de 2015
Visão geral: 

Cities: Skylines é um jogo de construção de cidades desenvolvido pela Colosal Order e distribuído pela Paradox. Lançado em Março de 2015, o jogo veio atender as expectativas dos fãs de jogos de construção de cidades, muitos dos quais decepcionados com os últimos lançamentos do gênero. Tal expectativa levou à venda de 250 mil cópias nas primeiras 24 horas após o lançamento.

Para aqueles que nunca jogaram esse tipo de jogo, o objetivo aqui é muito simples: Você deve construir e administrar uma cidade começando do nada. Comece com um lote de terra vazio e adicione zonas comerciais, residenciais, industriais, serviços públicos e tudo mais que uma cidade precisa para se desenvolver. Você precisará administrar seus recursos financeiros, o sistema de transporte público, o sistema de energia, água e esgotos, lixo, etc.

O mapa do jogo possui uma área total de 324km², sendo 100km² de área construível e com um editor de terrenos fácil de usar é um dos pontos fortes do jogo. O editor de mapas permite a criação de qualquer tipo de terreno. Você poderá criar rios, praias, ilhas, montanhas e até cachoeiras. Também no editor é possível colocar árvores e distribuir os recursos minerais no mapa.

A música ambiente cria um cenário sonoro familiar aos jogadores do famoso SimCity e outros jogos da série Sims, trazendo a clássica trilha orquestrada típica do gênero. Apesar da riqueza musical, o jogo não é tão generoso com os efeitos sonoros, que são pobres em detalhes e as vezes um pouco irritantes para algumas pessoas - como no caso das sirenes das ambulâncias, do badalar dos sinos da igreja e do efeito sonoro associado a construção de ruas e avenidas.

Outra frustração para alguns jogadores é que não há no jogo nenhuma situação para se lidar com desastres. Os desenvolvedores excluíram do jogo esse fator que sempre esteve presente em jogos de construir cidades.

O jogo tem um bom gráfico e é possível ajustar as configurações de vídeo para se adequarem à potência do seu computador. Provavelmente se você estiver rodando esse jogo em uma máquina que só atende aos requisitos mínimos de sistema, você precisará reduzir a qualidade dos gráficos para evitar problemas de performance. Devido ao detalhamento do jogo e à grande área disponível para construção, cidades muito grandes irão exigir muito do computador. Se você não tem uma boa máquina, esse não é um game indicado para você.

Em 24 de Setembro de 2015 foi lançado o primeiro pacote de expansão oficial chamado After Dark. O pacote inclui no jogo o ciclo dia-noite, aumentando o realismo e alterando significativamente o gameplay. Suas fábricas não irão consumir toda aquela energia durante a noite, a taxa de crimes pode aumentar na escuridão e o trânsito ficar um pouco mais lento. O pacote também traz várias outras modificações, adiciona bicicletas e táxis ao jogo e permite a criação de distritos comerciais. dando à cidade movimentada vida noturna.

Você poderá enriquecer seu jogo usando o editor de conteúdo ou baixando conteúdos feitos por outros jogadores da comunidade. Há uma grande quantidade de material para download e dessa forma é possível compensar os pontos fracos do jogo por exemplo, mudando a estranha sirene dos veículos de emergência por um som mais familiar aos nossos ouvidos.

Graças a updates frequentes, não há grandes problemas com bugs. Além de corrigir problemas, essas atualizações adicionam conteúdo novo ao jogo. Por exemplo: não era possível criar túneis nas primeiras versões do jogo, mas essa ferramenta foi adicionada posteriormente na forma de uma atualização livre. Se você experimentar algum problema com esse jogo, provavelmente tens um problema com alguma modificação do jogo ou em sua própria máquina (Há casos de problemas relacionados a conflitos com Directx).

O melhor jogo de construção de cidades até seu lançamento e provavelmente por muitos anos. Se você possui uma boa máquina e gosta de jogos de construir cidades, você com toda certeza não vai se arrepender de comprar Cities: Skylines.

Requisitos mínimos do sistema: 
Sistema operacional 64Bits e 4 Gigas de RAM (Recomendável 6 Gigas de RAM)
Classificação
Música e efeitos sonoros: 
2
Um dos poucos pontos fracos do jogo.
Gráficos: 
3
Nada de espetacular. Apenas bom gráfico.
Expansão, customização e mods: 
5
Pacote de expansão oficial, além de editor de lotes e mapas no menu principal do jogo e muito material extra para download.
Interface e controles: 
5
Interface limpa e controles simples.
Classificação do autor: 
5
Definitivamente um dos melhores jogos para PC!